Série “Abençoado Encontro”: 2- Saulo, o perseguidor, encontra a luz transformadora de Cristo!

Dando seguimento à série intitulada: “Abençoado Encontro”, convidamos a revisitar um dos encontros mais revolucionários e transformadores registrado na Bíblia: o encontro de Saulo, cidadão romano e algoz dos cristãos, com a luz transformadora de Cristo.

Na Bíblia, o livro de Atos dos Apóstolos consta que Saulo, de Tarso, era um perseguidor profissional implacável:

“E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.”  Atos 8:3

Contemporanizando, não haveria uma correlação histórica entre essa volição perseguidora de Saulo aos cristãos, com alguns resquícios preconceituosos e discriminatórios que persistem até hoje tais como: falta de alteridade, ódio, agressividade, intolerância religiosa, preconceito de gênero, assédio aberto do pensamento materialista e ateísta que pretende condicionar o conhecimento religioso à falta de inteligência?

A história de Saulo, sugere um tipo de encontro sublime e abençoado que é de natureza transformadora. Ele estava a caminho de Damasco para capturar alguns cristãos quando a luz de Cristo lhe apareceu. Eis o relato:

“Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “
Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.  (Atos 9:3-5)

O impacto dessa luz foi tão intenso que ele perdeu seu senso de visão. Seu modo de contemplar o mundo, sua visão intolerante, agressiva e desumana que fez sofrer pessoas simples que tinham a ousadia de expressar o direito de livre arbítrio e optar pelo cristianismo monoteísta – tudo isso caiu por terra junto com seu orgulho de algoz perseguidor. Na sequência do relato, em uma visão, Ananias recebe a missão de Jesus, de ir até Saulo para que ele recuperasse a vista.

“Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.
Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado.” (Atos 9:17-18)

“Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.”  (Atos 9:20)

“Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo,”   (Atos 19:11)

Mary Baker Eddy, a descobridora da Ciência Cristã e fundadora da Igreja de Cristo, Cientista, em seu livro: Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, explica a interpretação espiritual desse encontro de Saulo com a luz divina, sob a perspectiva da Ciência Cristã e sua proposta de interpretação espiritual das Sagradas Escrituras:

“No começo, Paulo não foi discípulo de Jesus e sim perseguidor dos que seguiam Jesus. Quando a verdade lhe apareceu pela primeira vez na Ciência, Paulo ficou cego, e sua cegueira se fez sentir; mas a luz espiritual em breve o habilitou a seguir o exemplo e os
ensinamentos de Jesus, curando os doentes e pregando o cristianismo em toda a Ásia Menor, na Grécia e até na Roma imperial.”  EDDY (Ciência e Saúde p 324: 18)

“Saulo de Tarso percebeu o caminho — o Cristo, ou a Verdade — somente quando sua noção incerta do que é direito cedeu a uma noção espiritual, que está sempre certa. Então o homem se transformou. Seu pensamento adquiriu perspectivas mais nobres, e sua vida
tornou-se mais espiritual. Ele deu-se conta do mal que fizera perseguindo os cristãos, cuja religião não havia compreendido, e humildemente tomou o novo nome de Paulo. Percebeu pela primeira vez a verdadeira idéia do Amor e aprendeu uma lição na Ciência divina.” EDDY (Ciência e Saúde p 326: 25-32)

A Ciência Cristã é um sistema de cura com base na oração fundamentado nos ensinamentos de Cristo Jesus. Sua ação salutar de sua espiritualidade na consciência humana pode ser correlacionada com esse encontro de Saulo com a luz divina, enquanto seguia sua rotina de  perseguidor implacável. Fora uma experiência de tamanha transformação moral e espiritual que Saulo, tornou-se um novo homem, assumindo o novo nome de Paulo.

O efeito transformador da presença dessa luz de Cristo na consciência individual é uma possibilidade real e tangível ao pensamento receptivo. Seja qual for o modo errado de pensar, sentir e agir, esse encontro interior,  que acontece no âmbito da consciência, alinha o coração e a mente para fazer a vontade de Deus e seguir Seu plano e propósito para cada um de Seus filhos amados. Tal encontro pode acontecer a qualquer momento e humildemente convida-nos:

“Entrega o teu caminho ao Senhorconfia nelee ele tudo fará.” (Sl 37:5).

About these ads

Sobre praticista

Praticista da Ciência Cristã em tempo parcial. Atendimento preferencial pela Internet.
Galeria | Esse post foi publicado em ABENÇOADO ENCONTRO, CIÊNCIA CRISTÃ e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s